Passo a passo para planejar seu intercâmbio para Malta

Ainda que organizar seu intercâmbio se mostre uma tarefa complicada no início, não há motivos para desespero. A Discover Now Exchange te dá uma força e facilita a execução de uma viagem segura, sem riscos e que tenha tudo a ver com o seu perfil.


Confira abaixo o passo a passo para planejar seu intercâmbio:

1) Defina um objetivo

Antes de começar, responda a seguinte pergunta: Por que você quer viajar?

É para aprender outro idioma, buscar qualificação profissional ou aliar estudo e trabalho em um país diferente do seu?


São muitos os motivos que levam jovens e adultos a buscar uma experiência internacional, mas ter essa questão bem alinhada tornará as decisões das próximas etapas mais assertivas.


2) Faça um planejamento financeiro

Os gastos numa viagem variam muito dependendo do estilo de viagem e da forma de consumo de cada pessoa. Em Malta, o custo médio mensal pode variar entre 800 e 1100 euros*, dependendo do tipo de acomodação você escolher e o mercado que optar por fazer compras. *Neste valor não se aplicam viagens e gastos não relacionados ao dia a dia.


Crie também uma poupança (se preferir opte pelo método poupança forçada, em que o banco automaticamente transfere uma fatia do seu salário para a conta poupança). Tenha foco e não esqueça que a economia que você fizer no Brasil renderá frutos lá na frente!


Com objetivo e finanças no controle, vai ficar bem mais fácil avaliar quais tipos de intercambio são mais interessantes/viáveis para você.


3) Escolha a agência

O processo de planejamento envolve muitos detalhes (principalmente na questão de visto para aqueles que farão intercâmbio com mais de 3 meses) e exige muita atenção. É por isso que a experiência e o histórico da agência fazem, sim, toda a diferença.


A Discover Now Exchange conta com base em Malta e com o suporte de especialistas que já fizeram intercâmbio por lá. Ou seja, passaram pelo mesmo processo que você e terão conhecimento para solucionar todas as suas dúvidas.


4) Escolha o destino e a cidade

Importante também refletir sobre questões como estilo de vida, cultura e gastronomia. Ah, e sem falar do clima! Aí está um fator que interfere (e muito) na rotina dos intercambistas lá fora.


Quer calor e praia? Vá para Malta nos meses de Maio a Setembro!

Curte a pegada frio, neve e o visual do inverno? Vá pra Malta nos meses de Outubro a Abril! Pois além dos preços serem mais competitivos nesse período, você pode viajar para destinos ao norte da Europa e aproveitar a neve. Malta é a região menos fria da Europa nesse período, a temperatura minima será por volta dos 8 graus.


Não deixe também de trocar ideia com amigos e conhecidos que já fizeram um intercâmbio. Muitas vezes uma conversa de meia hora pode ser extremamente esclarecedora para você definir o destino.


Depois de finalmente escolher o país, tem ainda a cidade! Nós fizemos um post exclusivo com as principais cidades que intercambistas podem optar por morar em Malta, confira em nosso blog o post completo e tire todas as suas dúvidas!


5) Escolha o curso e a escola

Lembra quando pedimos para você definir o seu objetivo no passo 1? Mais uma vez ele será colocado em prática, já que existem muitas opções de cursos para intercambistas em Malta. Exemplo:

  • Inglês geral;

  • Inglês para negócios;

  • Inglês acadêmico;

  • Cursos de preparação para provas de proficiência (IELTS, TOEFL, TOEIC,etc);

  • Cursos de pós-graduação.

Depois disso, é hora de analisar o custo-benefício da escola.


A opinião de um especialista nesse caso será muito importante, já que ele tem um grande conhecimento sobre as escolas e pode garantir um bom alinhamento às suas expectativas. Conte com a gente!


6) Hora de fazer a matrícula

Depois de alinhar muito bem as suas expectativas em relação à escola escolhida – isso é bem importante para não ser pego de surpresa depois  – é hora de preencher o formulário de matrícula!


Esse documento será enviado para a escola e nele você vai colocar, além de informações pessoais, os detalhes sobre tempo de estudo, turno, e por aí vai.


Nessa hora é altamente recomendável que você conte com o suporte da Discover Now Exchange para que informações importantes não deixem de ser preenchidas. Nós também já vamos esclarecer se você precisará pagar um percentual do curso nesta etapa ou só depois. Mas aí, depende de escola para escola.


7) Separar documentação obrigatória

Em Malta, apesar de não precisar de visto de entrada, é obrigatório a contratação de seguro saúde de acordo com o tempo de intercâmbio. A carteira de vacinação também precisa ser providenciada. Já para as passagens, você precisa apresentar os bilhetes de ida e volta.


Confira em nosso blog a lista completa de documentos obrigatórios!


8) Orientação final

É na hora que o friozinho na barriga começa a bater que é preciso o que levar na mala (comece a fazê-la uma uma semana antes).


Detalhes de locomoção do aeroporto para a sua acomodação também devem ser alinhados. Aqui na Discover Now Exchange, geralmente organizamos essa etapa 1 ou 2 semanas antes do seu embarque com todas as dicas e orientações para você chegar no destino (uhuuu!!!) sem dores de cabeça.


9) Embarque

Chegou o grande dia! Só não vai se emocionar e deixar documento importante em casa, ok?

A nossa dica é que alguns dias antes de sair de casa você faça um checklist para garantir que não vai esquecer de NADA (principalmente os documentos).


Observe também o peso da(s) sua(s) mala(s) e a quantidade de líquido permitido na bagagem de mão. Ah, e nunca custa reforçar: chegue com antecedência no aeroporto. Não vai vacilar no horário depois de toda essa preparação, não é mesmo?


Dica de especialista: use roupas confortáveis, não abuse da comida e da bebida e considere outras peças de vestimenta na sua mala de mão.


10) Aproveite a sua viagem

Lembre do que você sonhou quando o intercâmbio ainda ficava na imaginação. Agora se coloque de braços abertos e sem filtros. É hora de viver uma experiência que você NUNCA mais vai esquecer.


Não tenha medo de errar, faça amigos (um em cada país, de preferência), deixe que as novas culturas te ensinem uma nova lição a cada dia e… VIVA!


Um intercâmbio muda tudo.


E se algum problema mais sério acontecer, não se preocupe. Nós te apoiaremos em qualquer obstáculo que apareça!


Ficou com MUITA vontade de viver essa experiência? É para isso que estamos aqui. Entre em contato com a gente e dê forma ao seu sonho!


A experiência fará você evoluir e encarar o mundo e as pessoas de outra forma!


#planejamento #intercambioemmalta

0 visualização